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Alimentação durante a amamentação

Alimentação durante a amamentação é sempre um tema com muitas dúvidas no consultório. Sabemos que a recomendação dos obstetras, é praticamente a mesma, mas ainda assim, é importante falarmos sobre alguns alimentos e também sobre os mitos e verdades!
Uma dieta saudável deve conter alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes. E recomenda-se para a nutriz (mulher que amamenta) um acréscimo de 500Kcal/dia às necessidades calóricas individuais.
Por vezes, é necessária a ajuda de um nutricionista para poder melhorar o cardápio e oferecer opções variadas e atrativas às gestantes, que serão úteis durante o pós-parto e o período de amamentação.

Ainda que se fale bastante sobre diversos alimentos, deixo aqui algumas recomendações que sempre  passo para as minhas pacientes.
PROIBIDOS
  • Bebidas Alcoólicas
  • Medicações sem autorização do seu médico
  • Cigarros e outras drogas
PODE, MAS COM MODERAÇÃO:
  • Café ☕:  não ultrapassar 300 mg de cafeína por dia e evitar tomar no fim de tarde ou à noite. Ver tabela sobre as bebidas X quantidade de cafeína.
  • Refrigerantes: atenção para os que têm cafeína, pq soma com a cafeina dos cafés e pode exceder o recomendado.
  • Chocolate 🍫: pode causar irritabilidade ou aumento no trânsito intestinal do bebê. Se der, mate a vontade de doce com outra coisa, mas para as chocólatras, um pouquinho, não faz mal.
  • Chá Verde, Preto, Branco, Mate, Vermelho, De Hibisco 🌺 devem ser evitados! Mas são permitidos para as mamães: camomila ✔erva-doce ✔ erva-cidreira ✔hortelã. Inclusive, tem chá feito para isso, o chá da mamãe da Weleda.
MITOS:
  • PODE feijão, PODE brócolis 🥦, PODE pimenta 🌶.
  • Milho, canjica ou cerveja preta pode aumentar a produção de leite? Não sei! Pode tentar, menos a cerveja ok?! Ainda que muitos defendam a ingestão da cerveja preta, lembre-se ela é uma bebida alcoólica e não deve ser ingerida, nem em pequenas quantidades.
PODE E DEVE:
  • Tomar 3 a 4 litros de água 💧por dia! A alta ingestão de líquidos ajuda a produção do leite em abundância.
  • Consumir peixe 🐟(salmão/sardinha) 2-3 vezes por semana para aumentar o aporte de ômega 3. Alguns pacientes precisam de suplementação de ômega 3, e ela pode ser prescrita pelo pediatra.
  • Garantir consumo de fontes de cálcio (leite e derivados + vegetais verde escuro).
  • Não fazer nenhuma dieta de exclusão alimentar sem orientação médica.
  • 😵Descansar, DORMIR 💤, algumas horas seguidas. Parece algo utópico, mas se vc se organizar, quase sempre é possível. A produção de leite também aumenta quando a mãe está mais descansada e consegue dormir.
  • 💕Tirar algum momento do dia para vc. Pode ser um café na padaria, uma saidinha rápida sozinha ou com uma boa companhia, ir à manicure 💅, tomar um bom banho sem o bebê no carrinho do lado de fora do box.

Mães que conseguem se organizar para ter um momento para si, se sentem mais felizes, descansadas e dispostas à rotina, por vezes cansativa, do bebê que acabou de chegar.

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