Categorias: Pediatria

Engasgos, como evitar e o que fazer se acontecer

Hoje quero falar de engasgos, como evitar e o que fazer caso aconteça.

As medidas principais para evitar o engasgo com leite materno ou fórmula nos bebês pequenos é colocá-los para arrotar após cada mamada, deixando-os na posição vertical por cerca de 15-20 minutos. Mesmo que vc não ouça o arroto, o fato de ter ficado “em pé” por este tempo, faz o ar subir e o líquido descer.

Coloque o bebê para dormir em lugar macio, porém firme (evitar colocar em cima de edredons, cobertores, travesseiros), sempre DE BARRIGA PARA CIMA, com a cabecinha lateralizada. As vovós no geral, não se conformam com esta orientação, mas é a mais segura, pode acreditar!! 😉

E se o engasgo acontecer?

Primeiro, veja se o bebê está RESPIRANDO. Tosse forte e choro vigoroso indicam respiração!! A tosse irá ajudar a eliminar o que está causando a obstrução.
Sinais de ALERTA: pele/ mucosas arroxeadas, bebê com dificuldade para respirar (barulhos “estranhos”), bebê sem chorar ou emitir sons, tosse fraca e ineficaz, desmaios ou perda de consciência (bebê molinho ou muito esticado).

NA PRÁTICA:

✔alguém liga para o SAMU ou algum serviço de ambulância. 🆘
✔ com o bebê: deite-o de barriga para baixo em cima do seu braço, usando a coxa como apoio e, com a mão, segure a mandíbula do bebê para manter a boquinha aberta (foto). A cabeça do bebê mais baixa que o corpo é para facilitar a saída do leite por gravidade. Com a outra mão, dê 5 tapas com a palma nas costas do bebê, na região superior. Os tapas não precisam ser fortes, mas devem ser vigorosos. Se após esse procedimento, o bebê começar a tossir ou chorar é sinal que ele não está mais engasgado. Porém, se isso não acontecer, vire o bebê com a barriga para cima, apoiado em sua coxa e use 2 dedos para fazer 5 compressões no meio do peito do bebê, entre os 2 mamilos. Pare e veja se o bebê voltou a respirar.

engasgos engasgos

Mantenha essas 2 manobras até chegar o socorro definitivo.

Gostou? Compartilhe! facebook twitter pinterest

Deixe seu comentário!