Categorias: Pediatria

Pronação dolorosa o que é?

Pronação dolorosa o que é?

  • É uma lesão no cotovelo, bastante comum nas crianças pequenas (1 a 4 anos) nas quais, pela própria idade, há uma frouxidão ligamentar e, quando tracionado, há um deslocamento de um dos ossos do cotovelo, que sai do lugar.
  • A criança sente muita dor na hora e mantém o braço parado ao lado do corpo com a palma da mão virada para trás. Recusa-se a levantar o braço acima da cintura que causa desconforto e não usa a mão deste lado (se você tenta lhe oferecer algo, por instinto ela apanhará com a outra mão). Tem dor quando tentamos “rodar” o antebraço. Ela até pára de chorar mas mantém o braço imóvel ao longo do corpo,  para grande apreensão dos pais.
  • O que fazer: levar a um serviço de ortopedia onde será realizada uma manobra simples de redução, ou seja, o ortopedista literalmente coloca o ossinho desviado no lugar correto e a criança fica bem. Habitualmente não há necessidade de nenhum tipo de imobilização ou fisioterapia após a redução, porém algumas crianças permanecem com desconforto, mesmo após a redução, talvez pelo cotovelo ter sofrido o deslocamento e machucado o ligamento.
  • Algumas crianças têm maior predisposição à esta lesão e os episódios podem ser recorrentes. Isto não é motivo para preocupação, pois as lesões devem cessar com o crescimento da criança, não deixando nenhuma sequela.
  • Como evitar a Pronação dolorosa: não se deve puxar a criança pelo braço da forma mostrada nas fotos abaixo.

Pronação dolorosa Pronação dolorosa Pronação dolorosa

Gostou? Compartilhe! facebook twitter pinterest

Deixe seu comentário!